Substituindo fio…

Nem sempre é possível a gente trabalhar com o fio indicado na receita, apesar de na minha opinião, sempre esgotar todos os esforços de achar o fio original, antes de pensar em substituir o fio.

Uma vez que optamos por mudar o fio, a tensão do ponto, ou seja a amostra se torna ainda mais crucial!

Hoje em dia, a grande maioria dos rótulos dos fios vem com a indicação de qual é a amostra deste fio em 10 cm. Isto ajuda muito quando estamos procurando por um fio.

Se a amostra do rótulo for diferente da amostra da receita que estamos tentando substituir em 1 ponto, provavelmente ajustando a agulha, você alcançara a amostra da receita. Se for mais pontos, continue procurando por outro fio que tenha esta informação mais próxima. Se ficou confuso, vamos lá:

Amostra indicada na receita: 20 ptos x 28 carrs = 10 cm

A informação que encontramos no rótulo do fio é 21 ptos x 30 carrs = 10

A diferença é apenas 1 ponto, então provavelmente, aumentando a agulha, você irá alcançar os desejados 20 ptos da receita. Mas nada de prever, ok? Coloque 10 ptos a mais do que o indicado e TRICOTE! Sim, só tricotando e medindo será possível ter certeza. Se você ainda tem dúvidas de como tecer sua amostra, veja o post sobre amostras em https://www.emporiodaslas.com.br/single-post/amostra-um-assunto-pr%C3%A1-l%C3%A1-de-controverso

Agora continuando a falar de substituição de fios, também é muito importante levar em consideração a composição do fio da receita original. Isto é, se na receita original pedi um fio 100% lã e você vai substituir por um fio de algodão, você deve lembrar que cada fio se comporta de uma maneira diferente. É proibido? Não! Você só deve lembrar que muda caimento e talvez afete o efeito final da peça.

Na foto a seguir temos a mesma receita, uma tricotada em um fio de algodão (esquerda) e outra em 100% lã (direita).


Esta foto foi retirada do livro “Finishing Techniques for Hand Knitters”da Sharon Brant

Posts Em Destaque
Posts Recentes