Amostra, um assunto prá lá de controverso

Toda vez que alguém ouve, você deve fazer a amostra (os cabelos arrepiam!)! Como resposta, temos algumas situações:

a) a pessoa responde: "hãhã", e ignora o aviso...

b) a pessoa responde: ah, não gosto e não vou fazer...

c) a pessoa responde: sim, já sei, não gosto, mas já entendi a razão!

d) a aluna responde: sim, vou fazer com certeza!

Nestes 14 anos de loja, não me recordo de nenhuma situação em que as pessoas estivessem muito felizes ao tecer uma amostra, mas isto até entender a importância delas.

A maioria acha uma perda de tempo, ainda mais quando estamos ansiosas em começar um trabalho novo. A gente entende a ansiedade, claro, mas quem regula a agulha de acordo com a amostra, terá mais chance de sucesso, do que quem não faz...

Isto mesmo! Não adianta só tecer a amostra com a agulha indicada na receita e guardar o quadradinho, não é Sofia? Brincadeiras à parte, Sofia nos contou que antes de começar a frequentar as aulas por aqui, ela tecia a amostra, arrematava o quadradinho e simplesmente guardava!!!

Aprender a “ler”a amostra e entender sua amostra é crucial! Quem já entendeu a razão, sabe que ao fazer uma amostra e ajustar a agulha (isto mesmo, muitas vezes temos que aumentar ou diminuir a agulha) nos poupa muito trabalho, e melhor do que isto, o tamanho final da peça realmente ficará como a receita indica, e melhor ainda, que a quantidade de fio a ser consumida também estará correta.

Então aqui vamos a algumas dicas para se ter sucesso no trabalho da amostra:

Como tecer a amostra?

A primeira coisa a fazer é identificar esta informação na receita. No nosso exemplo temos: 26 ptos x 34 carrs = 10 cm2 em ponto St St (Meia no lado certo e T no avesso) usando agulha 3,50mm. Isto mesmo, preste atenção em qual ponto a amostra está indicada, nem sempre é St St)

O que devemos fazer?

A agulha 3,50mm no nosso exemplo é uma referência e normalmente começamos com ela. Então montamos 10 ptos a mais, ou seja 36 ptos e devemos tecer no mesmo ponto indicado na receita, no nosso caso, em St St (M no lado certo e T no avesso)

Quanto devo tecer?

Recomendamos tecer pelo menos 10 cm

Como devo “ler”minha amostra?

Posiciono a régua por cima da minha amostra e conto quantos pontos eu tenho (de preferência bem no meio, desprezando qualquer imperfeição das bordas). Algumas réguas tem 10 cm outras 5cm. Não importa, se usar uma régua de 5cm, basta multiplicar por 2, para ter a amostra em 10cm.




Não cheguei em 26 ptos, contei 28 ptos em 10cm. O que eu devo fazer?

Devo aumentar a agulha e continuar “testando”até chegar em 26 ptos.(dica marque onde você mudou de agulha)

Não cheguei em 26 ptos, contei 24 ptos em 10 cm. O que eu devo fazer?

Devo diminuir a agulha e continuar “testando”até chegar em 26 ptos.(dica marque onde você mudou de agulha)

Espero ter te convencido da importância da amostra!

https://www.emporiodaslasloja.com.br/acessorios/reguas-medidoras/regua-para-medir-amostra-pony-60667

Posts Em Destaque
Posts Recentes