Contador de carreiras, qual a serventia?

Falo por experiência própria, então se alguém discordar, me desculpe. Na minha opinião o contador de carreiras veio para facilitar a vida, de nós tricoteiras, que nem sempre podemos seguir com um trabalho sem ser interrompidas; sabe aquela hora em que toca o telefone ou alguém chama por você, e aí na hora em que você consegue retomar o seu trabalho não tem a menor idéia de onde estava? Pois é, o contador me indica qual foi a última carreira completa, e ai fica fácil me situar, seja em um trabalho liso que eu apenas preciso contar a quantidade de carreiras para repeti-las em outra parte, ou mesmo para acompanhar um esquema de ponto ou um gráfico. Existem diversos modelos no mercado, todos com seus prós e contras. Vou falar dos modelos que tive oportunidade de usar, independente da marca:

Este modelo é colocado no fim de uma das agulhas que se está usando e ao concluir a carreira, você gira a parte branca acrescentando mais 1 número. São oferecidos em diversos tamanhos que se ajustam ao número da agulha a ser usada. Pró: é um dos mais baratos. Contra: você deve ter um de cada tamanho para se ajustar corretamente ao número da agulha a ser usada e para atualizar o número você precisa das 2 mãos, o que significa que você tem que soltar as agulhas.

Este modelo é conhecido como Universal, porque encaixa em agulhas até tamanho 10,00mm. Além da vantagem que pode ser usado em agulha circular ou em agulha de duas pontas em trabalho circulares, sendo que a argola que o mantém preso na agulha também serve de marcador para indicar o final da volta. Inconveniente: quando utilizado em agulhas retas, ele fica literalmente pendurando e balança quando tricotamos, causando um pequeno desconforto e também para atualizar o número você precisa das 2 mãos.

Este, bem diferente dos anteriores, você não precisa largar as agulhas para gira-lo, apenas aperte com uma das mãos a parte superior. Também tem outro diferencial: como ele não é fixado na agulha, não importa qual tamanho ou tipo (reta ou circular). Porém o preço dele é um pouco maior do que os anteriores.

Este é parecido com o anterior, mas apresenta 2 vantagens: você pode colocar um cordão e coloca-lo no pescoço, o que faz com ele esteja sempre no mesmo lugar na hora de aperta-lo e mais, ele vem com uma trava que evita qualquer acidente se uma criança decidir brincar com ele (afinal ele é uma graça) ou mesmo se for jogado em um sacola. Assim como o anterior, seu preço é superior aos demais, mas vale o investimento.

Uma outra opção são os eletrônicos, como já mencionei dia 05/04/2010. Independente do modelo ou marca, uma coisa é certa, todos ainda precisam da nossa intervenção para que seja atualizado, nenhum deles marca "sozinho" a quantidade de carreiras do seu trabalho. Você deve avaliar qual modelo você vai se adaptar melhor e o trabalho em que vai ser utilizado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes