top of page
Posts Recentes

Continuando...

Voltando a falar de agulhas, vou falar da aplicação de cada uma delas:

Retas: são as mais comuns, e hoje em dia podemos encontra-las em comprimento de 20 cm a 40 cm. Com elas somente podemos fazer trabalho reto (como o próprio nome diz), ou seja, indo e vindo.

Circular: são 2 pontas unidas por um cordão. Este cordão pode variar de 30 cm até 3 metros! Com elas podemos fazer trabalho reto ou circular (em voltas). Substituem perfeitamente as agulhas retas e com algumas vantagens: são mais confortáveis, pois o peso que nas retas fazem com que o seu pulso comece a incomodar, no caso das circulares, o peso do tricô "cai" para o cordão, ou seja para o seu colo, ficando apenas uma pequena porção de pontos nas pontas, ou seja no seu pulso. Além disso, são discretas e portáteis, e no sofá não ficamos "batendo" as pontas no braço ou no vizinho. Apesar de todas estas vantagens, temos que ter cuidado com um item: o tamanho do cordão! E nunca cair na tentação de "esticar" o tricô para para caber no comprimento do cordão. Isto poderá danificar o seu tricô para sempre... Então devemos tentar imaginar qual a circunferência do trabalho e procurar por um cordão um pouco menor do que este tamanho, ou seja, se a blusa que eu estiver fazendo tem 90 cm de circunferência, então posso optar uma agulha de 80 cm ou até 60 cm. Mas o que eu não poderei usar é uma agulha com cordão de 100 cm, pois o círculo não irá fechar.

Agulhas de 2 pontas (ou jogo de 4 ou 5 agulhas)

São usadas para o tricô circular, porém onde a circunferência é muito pequena e a agulha circular não consegue atender as nossas necessidades. Caso mais comum? Na confecção de meias é muito utilizada.

Mas de novo, em muitos casos é possível usar mais de 1 agulha e aí caímos na preferência pessoal. O que podemos fazer é sugerir, mas o ideal é que você tente e por experiência própria, escolha a sua preferência! Bom tricô!

Recomendações
515JescihVL.jpg
Hollywood-knits.jpg
bottom of page